O estuário do rio Tejo sempre foi uma região de eleição dos golfinhos para se alimentarem, mas com o crescimento da cidade e com o impacto da poluição a sua presença foi sendo cada vez mais esporádica. Agora, os golfinhos estão a voltar a subir o Tejo e é possível avistá-los frequentemente.
Uma das principais causas apontadas para o regresso dos golfinhos ao Tejo é a pandemia. Como resultado das restrições provocadas pela pandemia, o rio Tejo perdeu uma grande parte da sua atividade turística e piscatória. A nova tranquilidade do rio, a par da diminuição da poluição sonora, poderá ter influenciado o regresso dos golfinhos.
No entanto, o regresso dos golfinhos poderá ser também um sinal de que as águas do Tejo estão mais limpas e mais ricas em fauna, como cavala, carapau e sardinha, as principais presas destes golfinhos. Por isso, estes cetáceos poderão estar a regressar ao Tejo para caçar.
Numa ação de sensibilização, a Carlsberg uniu-se à Terra Incógnita para dar as boas-vindas aos golfinhos que agora marcam a paisagem do Tejo e destacar a importância de preservar o meio-ambiente. Desta ação participaram 10 influenciadores que, após a tour pelo rio Tejo, se uniram para uma ação de limpeza de praia.
Fonte: Público + A Mensagem + TSF